A partir do atendimento das determinações da Lei das Estatais pelo Metrô de São Paulo, mudanças relevantes na estrutura de governança e a implementação de políticas corporativas garantem maior eficácia e controle à Companhia.
Para alcance dos objetivos das políticas, foram elaborados a Estratégia de Longo Prazo e o Plano de Negócios, instrumentos que, somados à Política de Inovação e às diretrizes para os processos de negócios estratégicos, promovem o desenvolvimento e o aprimoramento de soluções, ganhos relevantes para o aumento da eficiência da gestão e melhoria dos serviços prestados ao cidadão.
Plano de Negócios
O Metrô de São Paulo vem aperfeiçoando continuamente sua atuação para garantir a qualidade de seu serviço, a melhoria contínua e o cumprimento da missão institucional. Na Estratégia de Longo Prazo e no Plano de Negócios, foi mantido o Balanced Scorecard (BSC) como metodologia de gestão estratégica, com quatro perspectivas: Sustentabilidade Financeira, Social e Ambiental, Mercado e Sociedade, Processos Internos e Aprendizagem e Crescimento. A Estratégia de Longo Prazo define os objetivos estratégicos para os próximos cinco anos. O Plano de Negócios orienta a ação da Companhia para o próximo ano, com vigência restrita a um exercício financeiro. Anualmente um novo Plano de Negócios é elaborado a partir da revisão da Estratégia de Longo Prazo, garantindo que haja integração entre os dois instrumentos. Trata-se de um processo contínuo que abrange as etapas de planejamento, implementação e monitoramento em busca de melhoria contínua na condução dos negócios.
Objetivos e Metas
Gestão da Inovação
A inovação é atributo da gestão do Metrô de São Paulo e visa a introdução de novidades ou aperfeiçoamentos que possam resultar em novos produtos, serviços ou processos que possibilitem melhorias de ganhos de qualidade ou desempenho. A Política de Inovação promove e estimula uma cultura interna favorável à inovação como estratégia e desafio corporativo e estabelece as diretrizes para as ações de suporte à inovação, a proteção dos ativos resultantes e sua transferência para a sociedade, em apoio à inserção competitiva na economia brasileira.
Política de Inovação