Logon

O Conselho de Administração é o órgão de deliberação colegiada responsável pela orientação superior da Companhia, composto por três a onze membros, eleitos pela Assembleia Geral, todos com mandato unificado de dois anos e reeleição permitida.

Integram o Conselho de Administração do Metrô o diretor-presidente da Companhia e representantes dos empregados, acionistas minoritários e membros independentes, conforme estabelecido pelo Estatuto Social.

Entre as suas atribuições estão aprovar o Planejamento Estratégico, o Plano de Negócios, orçamentos e dispêndios, além de promover anualmente a análise do atendimento das metas e resultados, entre outras.

Osvaldo Garcia

Engenheiro Civil, foi Secretário Nacional de Saneamento do Ministério das Cidades e de Infraestrutura Hídrica do Ministério da Integração Nacional e Diretor Presidente da Caixa Participações.

É Presidente do Conselho de Administração do Metrô de São Paulo.











Torquarto Jardim

Silvani Pereira

Administrador de Empresa com MBA em Gestão de Negócios.
Entre os cargos que exerceu, foi Secretário Executivo do Ministério das Cidades,
Chefe de Gabinete da Presidência da Caixa Econômica Federal, Secretário Nacional de
Políticas Públicas do Ministério do Trabalho e Superintendente da Caixa em Goiás,
Sergipe e Espírito Santo.

É Diretor-presidente do Metrô de São Paulo e membro do Conselho de Administração da Companhia.

Nome do Conselheiro

Almino Monteiro Álvares Affonso 

Advogado formado pela Faculdade de Direito de São Paulo. Foi Ministro do Trabalho e da Previdência social no Governo João Goulart. Deputado Federal em três mandatos. Secretário de Estado dos Negócios Metropolitanos do Governo Franco Montoro. Foi Senador suplente e Vice-Governador do Estado de São Paulo, além de Conselheiro da República do Governo Lula. Também foi Presidente da Comissão de Assuntos Trabalhistas – Parlamento Latino Americano e Presidente do Conselho do Memorial da América Latina.

É membro do Conselho de Administração do Metrô de São Paulo.

Nome do Conselheiro

Gilberto Magalhães Occhi

Advogado e Pós-Graduado em Finanças, Mercado Financeiro e Gestão Empresarial.
Foi Ministro de Estado das Cidades e Ministro de Estado da Integração Nacional no
governo Dilma Roussef. Presidente da Caixa Econômica Federal e Ministro
da Saúde no governo Michel Temer.

É membro do Conselho de Administração do Metrô de São Paulo.

Nome do Conselheiro

Wilson Pinheiro de Oliveira



É membro do Conselho de Administração do Metrô de São Paulo - Representante dos Empregados.

Nome do Conselheiro

Marcelo Diniz de Paula Rocha


Formado em ciências econômicas e ciências contábeis com MBA Executivo Internacional FIA-USP e Pós Graduação em Direto pela FGV-GVLAW. Foi membro independente do Conselho de Administração (CA) e Coordenador do Comitê de Auditoria Estatutário (CAE) da Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, membro do CAE e membro convidado do CA da Prodesp. Na iniciativa privada é conselheiro consultivo e foi diretor financeiro, além de diretor executivo de várias empresas.

É membro independente do Conselho de Administração do Metrô de São Paulo.

Nome do Conselheiro

José Umberto Pereira

Pedagogo com especialização em Administração de Empresas e Marketing.
Foi Superintendente Regional, Superintendente Nacional, Diretor Executivo de Novos Negócios
da Caixa Participações e Diretor Executivo de Gestão de Pessoas da Caixa Econômica Federal.

É membro do Conselho de Administração do Metrô de São Paulo.

Nome do Conselheiro

Luís Felipe Vidal Arellano

Advogado, Doutor em Direito Econômico e Financeiro, com MBA em Gestão Avançada de Finanças Públicas e Especialista em Análise Econômica.
Foi Subsecretário do Tesouro na Prefeitura Municipal de São Paulo e Diretor do Departamento de Defesa de Capitais e Haveres.

É Presidente do Comitê de Governança das Entidades Paraestatais e Secretário de Fazenda Adjunto, ambos do Município de São Paulo e membro do Conselho de Administração do Metrô de São Paulo.

Nome do Conselheiro

Ruy Martins Altenfelder Silva

Advogado e Administrador de Empresas.
Foi Secretário de Estado de Ciência, Tecnologia, Desenvolvimento Econômico e Turismo do Estado de São Paulo, no governo Geraldo Alckmin e foi membro do Conselho em diversas instituições entre elas CIEE, FIESP, CIESP.

É membro independente do Conselho de Administração do Metrô de São Paulo.

Nome do Conselheiro

Torquarto Jardim

Advogado, foi Vice-presidente Executivo da Invest-SP, membro do Conselho Jurídico da FIESP e Ministro de Estado da Justiça e Segurança Pública, de Estado da Justiça, de Estado da Transparência e Controladoria Geral da União e do Tribunal Superior Eleitoral.

É membro do Conselho de Administração do Metrô de São Paulo.

Nome do Conselheiro

Gilsa Eva de Souza Costa

Administradora, especialista em Desenvolvimento Gerencial pela FAAP, Master em Liderança e Gestão Pública em formação pelo CLP. Analista Governamental, foi Superintendente de Gestão, Planejamento e Finanças da SIC/GO, Diretora de Planejamento e Portfólio de Projetos do Consórcio Interestadual de Desenvolvimento do Brasil Central (composto pelos estados MA, TO, DF, GO, MS, MT, RO), Subsecretária de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas da SEAD/GO.

É Diretora Administrativa Financeira da CPTM, Conselheira Fiscal da EMTU e membro do Conselho de Administração do Metrô de São Paulo.