Logon

O Conselho Fiscal é órgão de funcionamento permanente cujas principais atribuições são fiscalizar as atividades da Administração, examinar as demonstrações contábeis e emitir opiniões sobre os relatórios financeiros, nos termos das Leis n° 6.404/1976,
e 13.303/2016, suas alterações posteriores e nos Estatutos Sociais.

O Conselho Fiscal é composto por três a cinco membros efetivos e igual número de suplentes, eleitos anualmente pela Assembleia Geral Ordinária, permitida a reeleição.


Nome do Conselheiro

Adolfo Cascudo Rodrigues

Bacharel em Administração de Empresas, com pós-graduação em Finanças. Atuou no mercado financeiro com operações de derivativos e títulos públicos, bem como nas áreas de orçamento, tesouraria e controladoria na IBM do Brasil e Vivo Celular por mais de 20 anos. Atualmente, é diretor do Departamento de Defesa de Capitais e Haveres na Secretaria Municipal da Fazenda de São Paulo e membro suplente do Comitê de Governança das Entidades da Administração Indireta – COGEAI da Prefeitura de São Paulo

É membro titular do Conselho Fiscal do Metrô de São Paulo.

Nome do Conselheiro

Marcelo Soares de Souza

Graduado em Ciências Contábeis, pela Universidade Federal do Mato Grosso, possui MBA em Finanças e Controladoria, e MBA em Gestão Pública - Finanças Públicas, além de especialização em Direito Tributário Municipal. Atuou por 18 anos no Comando da Aeronáutica. É Auditor Fiscal Tributário Municipal e atualmente é Diretor do Departamento de Administração Financeira da Prefeitura Municipal de São Paulo.

É membro suplente do Conselho Fiscal do Metrô de São Paulo.

Nome do Conselheiro

Luciano Garcia Miguel

Graduado em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo. Mestre e doutor em Direito do Estado pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Na Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo exerceu, entre outras, as funções de Representante de São Paulo na Comissão Técnica Permanente do ICMS, Diretor da Consultoria Tributária e Coordenador da CAT (atual Subsecretaria da Receita Estadual). Atualmente é Coordenador da Administração Tributária.

É membro titular do Conselho Fiscal do Metrô de São Paulo.

Nome do Conselheiro

Fábio Henrique Galinaro Bertolucci

Graduado em Engenharia Mecânica pela Mackenzie e Direito pela PUC/SP, mestrado internacional em Administração Fiscal e Finanças Públicas pelo Instituto de Estudíos Fiscales. Desde 2002 é Auditor Fiscal da Receita Estadual da Secretaria da Fazenda e Planejamento do Estado de São Paulo.


É membro suplente do Conselho Fiscal do Metrô de São Paulo.

Nome do Conselheiro

Tzung Shei Ue

Bacharel em Economia, com especializações pela Japan International Cooperation Agency e pelo Institute of Brazilian Business And Public Management Issues da George Washington University. Já participou dos Conselhos Fiscais da COSESP, da SPPREV, da CPTM, da CDHU, da EMAE, da CPSEC, da CODASP, da DERSA e do IPT. Desde 1993 é Assessor Técnico de Gabinete na Secretaria da Fazenda e Planejamento do Estado de São Paulo.

É membro titular do Conselho Fiscal do Metrô de São Paulo.

Nome do Conselheiro

Fernando Andrade Starling

Graduado em Engenharia pela Escola Politécnica da USP com Pós-Graduação em Direito Tributário. Auditor Fiscal da Receita Estadual da Secretaria da Fazenda e Planejamento do Estado de São Paulo desde 2010, exercendo atividades de assistência fiscal, fiscalização direta de tributos e atualmente na função de Corregedor-Geral da Corregedoria da Fiscalização Tributária.


É membro suplente do Conselho Fiscal do Metrô de São Paulo.

Nome do Conselheiro

Vinícius Mendonça Neiva

Mestre em Administração Pública e Economista, doutorando em Administração Pública. Participou do grupo de pesquisa sobre uso de gestão estratégica nos governos em conjunto com a Universidade da Indonésia e a Universidade do Texas. Em 2001, se tornou Auditor Federal de Finanças e Controle da Secretaria do Tesouro Nacional. Presidiu e atuou como membro dos Conselhos Fiscais do BNDES, sendo um dos responsáveis pelas fusões dos colegiados da holding, e da Casa da Moeda do Brasil.

É membro titular do Conselho Fiscal do Metrô de São Paulo.

Nome do Conselheiro

Myrian Mara Kosloski Prado

Chefe de Gabinete - Secretaria da Educação do Estado de São Paulo. Curitibana, tem formação em Secretariado Executivo e especialização em Gestão de Negócios pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Ainda, possui especialização em Gestão de Projetos pela Universidade Federal do Paraná e MBA no Setor Elétrico pela Fundação Getúlio Vargas. Nos últimos quatro anos, trabalhou como chefe de gabinete, e assessoria no Ministério da Economia. Tem vasta experiência em gestão, e na Seduc-SP está à frente da Chefia de Gabinete.

É membro suplente do Conselho Fiscal do Metrô de São Paulo.

Nome do Conselheiro

Atila Sarkozy

Bacharel em Administração de Empresas, pós-graduado em Gestão Pública pela FGV. Há mais de 30 anos na EMTU/SP, sempre vinculado a área de operações, participou do grupo que promoveu a primeira licitação para concessão de um sistema de transporte por ônibus no Brasil em 1997, e entre 2005/2006 atuou na concessão do sistema de transporte por ônibus na Região Metropolitana de São Paulo, envolvendo uma frota de 5 mil ônibus. Atualmente exerce a função de Gerente de Planejamento na EMTU.

É membro titular do Conselho Fiscal do Metrô de São Paulo.

Nome do Conselheiro

Manoel Marcos Botelho

Advogado, graduado em ciências contábeis, com MBA em Administração Estratégica em Transportes e pós-graduação em gestão pública. Foi, dentre outros, Secretário Municipal de Mobilidade Urbana da Prefeitura e Bragança Paulista, entre 2017 e 2018; Diretor Administrativo Financeiro da EMTU em 2018 e, desde 2023, Secretário Executivo da Secretaria dos Transportes Metropolitanos - EMTU.

É membro suplente do Conselho Fiscal do Metrô de São Paulo.



Governo do Estado de SP