Logon

O Comitê de Auditoria Estatutário, órgão técnico de auxílio permanente ao Conselho de Administração, foi instituído no exercício de 2018 em cumprimento à
Lei n° 13.303/2016, e tem como principais atribuições referendar a escolha do responsável pela auditoria interna, supervisionar o processo de elaboração das demonstrações financeiras, garantir que a Diretoria Executiva desenvolva controles internos efetivos, garantir que a auditoria interna desempenhe a contento seu papel, avaliar e monitorar a exposição da empresa a riscos, além de zelar pelo cumprimento do Código de Conduta e Integridade, monitorando a apuração de infração a este.

É formado por quatro membros, eleitos e destituídos pelo Conselho de Administração, sem mandato fixo e coordenado por um conselheiro da administração independente com reconhecida experiência em assuntos de contabilidade societária.


Nome do Conselheiro

Carlos Roberto De Albuquerque Sá

Graduado em ciências contábeis e econômicas, pós-graduado em Finanças. É, dentre outros, professor de Gerenciamento de Riscos Corporativos e compliance nos cursos para Conselheiro de Administração do IBGC, Coordenador do Comitê de Auditoria da Camil Alimentos S/A desde abril de 2018, sócio da CS Consult Ltda., e professor nos cursos para Conselheiros de Administração do IBGC desde 2010. Certificado pelo IBGC como Conselheiro de Administração, Conselheiro Fiscal e membro do Comitê de Auditoria.

É Coordenador do Comitê de Auditoria Estatutário e também membro independente do Conselho de Administração do Metrô de São Paulo.
Nome do Conselheiro

Alexandre Akio Motonaga

Advogado, Contador e Administrador, além de Doutor em Ciência Política. Possui certificação do IBGC para comitê de auditoria. Foi membro do Conselho de Administração da SPTrans, CET e do Comitê de Auditoria Estatutário da CPTM.


É presidente do Conselho de Administração da CPTM e membro do Comitê de Auditoria Estatutário do Metrô de São Paulo.
Nome do Conselheiro

Marcelo Cardona Sobral

Auditor e profissional de contabilidade com mais de 24 anos de experiência em empresas privadas, dentre elas EY, KPMG, Chronus e Methodo, dos setores da indústria e do serviço. Especializado em auditoria de demonstrações financeiras, controles internos, mensuração de fatores de riscos, due diligence e avaliação de práticas de governança. Qualificado em práticas de auditoria para BRGAAP, IFRS e CPC. Registrado nos órgãos profissionais CRC, CNAI(CVM) e IBRACON.


É membro dos comitês de Auditoria Estatutário da CETESB e do Metrô de São Paulo.
Nome do Conselheiro

Cintya Cristina Ferreira Marques Pinto


Contadora, com vinte anos de experiência, incluindo a execução de serviços de auditoria interna com realização de relatórios e fiscalização de atividades na Companhia Docas do Maranhão – CODOMAR. Desde maio de 2016 é contadora na Confisc Consultoria Fisco Contábil, realizando escrituração contábil, fiscal, contas a pagar e receber(financeiro), conciliação bancária e departamento pessoal.
É membro do Comitê de Auditoria Estatutário do Metrô de São Paulo.






Governo do Estado de SP